Concrete Show 2016 – Palestra: White Tank x Sistemas convencionais de impermeabilização

concrete-show2016

O engenheiro Cláudio Ourives, diretor executivo da Penetron Brasil, fará em sua palestra, às 13 hs, do dia 24 de agosto, no Concrete Congress 2016 (Espaço Inovação), uma análise comparativa entre os sistemas convencionais de impermeabilização do concreto e a inovadora tecnologia da cristalização integral. E complementará com a apresentação do estudo de caso do Soul Housing & Shop, empreendimento construído em Brasília (DF).

Ouvires explica que os sistemas convencionais de impermeabilização podem ser produzidos à base de vários produtos, como membranas asfálticas, PVC, PEAD, argamassas aditivas com polímeros, pinturas de epóxi e poliuretano e derivados. Todos são barreiras físicas superficiais e de base orgânica. Necessitam de mão de obra para instalação e, alguns, de equipamentos para solda a quente. Também podem gerar resíduos na obra que são classificados como nocivos ao meio ambiente.

Já o sistema White Tank consiste em utilizar o próprio elemento estrutural, o concreto, como elemento de impermeabilização. Para a obtenção da estanqueidade, são utilizados aditivos de cristalização integral que tornam o concreto autocicatrizante; vedajuntas especiais para selamento de juntas frias e insertos metálicos; e argamassas especiais cristalizantes. “O White Tank permite a obtenção de alto desempenho do concreto, além de estanqueidade e proteção da estrutura em contato com a água e agentes agressivo. A solução tem baixo custo de mão de obra, evita atrasos de cronograma, assegura obras enxutas e limpas (Lean & Green) e sem materiais contaminantes ou nocivos, atendendo a certificações ambientais como o LEED”, resume Ourives.

SERVIÇO

Evento: Concrete Congress / Concrete Show South America 2016
Palestra: White tank x Sistemas convencionais de impermeabilização
Palestrante: engenheiro Cláudio Ourives, diretor executivo da Penetron Brasil
Data: 24 agosto 2016
Horário: 13 hs
Local: Espaço Inovação / São Paulo Expo