Cristais que protegem o concreto e o meio ambiente

cristais-protegem-3

Estações de tratamento de água e esgoto sempre desempenharam um papel importante em nossa sociedade e, cada vez mais, para o meio ambiente.

Tratar a água e armazená-la de maneira eficiente tem sido o grande desafio das empresas e concessionárias que administram esse bem tão precioso. A crise hídrica vivida no país, principalmente em São Paulo, revelou a cultura de desperdício de água da população. Mostrou, também, como os sistemas de armazenagem e condução são deficitários, principalmente pelos vazamentos comuns em tubulações e reservatórios.

Más não é só com a água que devemos nos preocupar, mas também com a forma de devolvê-la à natureza depois de utilizá-la. É fato recorrente em nossas cidades as comunidades que convivem com esgoto a céu aberto ou ligações clandestinas, até mesmo de grandes empreendimentos, que despejam os resíduos não tratados diretamente nos rios.

A maioria das estações de tratamento de água e esgoto é construída em estrutura de concreto. Muitas delas são antigas, com manutenções deficitárias ou inexistentes. As conseqüências são dramáticas. De um lado, o Brasil perde cerca de 40% de água tratada em decorrência dos vazamentos. De outro, há o problema de corrosão da armadura do concreto, quando a manutenção é negligenciada por um longo período.

Nos últimos anos, a Penetron se tornou uma forte aliada no que se refere a impermeabilização e proteção de reservatórios e estações de tratamento. Atuando nas principais companhias de saneamento do país, temos ajudado a solucionar problemas de vazamentos e perdas com o uso de soluções eficientes e duradouras. Os sistemas de tratamento e impermeabilização da Penetron podem ser utilizados para obras novas ou executadas, cuja impermeabilização se faz necessária. Com a vantagem de poderem ser aplicados pelo lado negativo, com as estruturas em carga ou em operação.

Os cristais da Penetron reagem com a água e compostos químicos do concreto, formando uma solução cristalina que impede a percolação de água, além de proteger a armadura devido à sua alcalinidade. Penetram no concreto selando poros e capilares, evitando a percolação de água internamente, protegendo o concreto, tornando-o uma estrutura estanque novamente.

Descubra como podemos ajudá-lo, consultando nossa equipe técnica sobre seus projetos.

Até breve.