Unidade Puma Klabin, Ortigueira, PR

Na construção dos tanques de equalização dessa planta da Klabin, o aditivo de cristalização Penetron Admix foi adicionado para garantir impermeabilidade e proteção química em todo o concreto dos tanques.

Todas as juntas de concretagem foram seladas com a instalação da fita hidroexpansiva Penebar SW 55.

Esse sistema tem grande vantagem por melhorar o desempenho do concreto, tornando-o autocicatrizante, garantir o cronograma da obra, segurança na aplicação dos materiais e tem o melhor custo benefício.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, inaugurou em junho de 2016 sua fábrica de celulose em Ortigueira, no Paraná.

A Unidade Puma é um marco no novo ciclo de crescimento da companhia. Com a fábrica, a Klabin passa a ser uma empresa de solução em fibras, sendo a única do Brasil a produzir, em uma mesma planta, celulose branqueada de fibra curta, celulose branqueada de fibra longa e celulose fluff.

Maior investimento privado da história do Paraná, o empreendimento recebeu aporte de R$ 8,5 bilhões, incluindo infraestrutura e impostos recuperáveis, com as obras executadas em 24 meses, cumprindo o orçamento previsto. A Unidade Puma possui capacidade anual de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, sendo 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de fibra curta (eucalipto) e 400 mil toneladas de celulose branqueada de fibra longa (pínus), parte convertida em celulose fluff.

Com capacidade de produzir em média 270 MW de energia elétrica, sendo 150 MW excedentes – o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes -, a nova operação eleva a Klabin à condição de autossuficiência em energia elétrica.

A Unidade Puma reforça o compromisso da Klabin com as melhores práticas globais de sustentabilidade ao aliar alta produtividade florestal, operação e logística eficientes, além de tecnologia ambiental de ponta.

CONSTRUTOR: Construtora TUCUMÃ.