Pesquisar
Close this search box.

Penetron Brasil lança relatório Rumo ao Concreto de Carbono Zero no Concrete Show 2022

Por ser um dos eventos mais importantes da indústria do concreto no Brasil, a Penetron Brasil decidiu fazer o lançamento do relatório técnico Rumo ao Concreto de Carbono Zero no Concrete Show

A Penetron Brasil, empresa do grupo americano Penetron International, com sede em Nova York (EUA), fará o lançamento oficial do relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero”, em português, durante o Concrete Show 2022. O evento será realizado no São Paulo Expo – Exhibition e Convention, pavilhão 4 e 5, entre 9 e 11 de agosto, das 13h às 21h. O stand da Penetron está localizado no corredor E60.

Stand da Penetron Brasil no Concrete Show

O relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero” é um esforço da Penetron International, presente em 105 países, para diminuir os impactos das mudanças climáticas. O objetivo é contribuir com dados precisos e estratégias de sustentabilidade para que a indústria da construção e do cimento possam alcançar as metas de redução de COem nível mundial. Ainda mais, o estudo revela que o aumento na durabilidade do concreto pode reduzir em média 65% da pegada de carbono na construção.

A indústria global de cimento é responsável por 8% da emissão de CO2, sendo a segunda maior emissora do mundo. Outro fato importante é que o concreto representa a maior parte do COtotal incorporado na estrutura de edifícios: cerca de 66%. Por isso, a indústria do cimento esteve em foco nas discussões do Pacto Climático de Glasgow, firmado durante a COP26 (Conferência da ONU Sobre as Mudanças Climáticas), na Escócia, em 2021.

Ainda mais, o estudo da Penetron conclui que a durabilidade do concreto é o maior desafio para a sustentabilidade na construção. Nesse sentido, o resultado está em consonância com os alertas lançados pelo Comitê 160 da ICRI (Internacional Concrete Repair Institute). A instituição afirma que a estratégia de sustentabilidade mais eficaz para estruturas de concreto é evitar a necessidade de reparos.

Redução das emissões de carbono em manutenção e reparação de estruturas

O relatório demonstra que a impermeabilização e proteção do concreto por cristalização integral pode reduzir em até 90% a pegada de carbono gerada na manutenção e reparação de estruturas. Além disso, a utilização de concreto resistente e impermeável já na execução da obra reduz a pegada de carbono de uma estrutura em 50% ou mais na medida em que prolonga a vida útil da estrutura em até 100 anos e reduz significativamente a necessidade de reparos.

relatório técnico Rumo ao concreto de carbono zero lanço no Concrete Show 2022

“Vem daí a importância de pensar e investir na proteção do concreto e de lançarmos este estudo no Concrete Show. Isso desde a concepção até às estratégias para realizar manutenções e reparos de forma estratégica. Sustentabilidade, energia renovável e redução da pegada de carbono devem ser pensados com seriedade na construção em nível global. Esse é um dos caminhos para garantirmos o futuro do planeta.”, afirma o engenheiro e CEO da Penetron Brasil, Cláudio Neves Ourives.

De acordo com Jozef Van Beeck, diretor da Penetron International, a estimativa é de que cerca de 80% da proteção global do concreto ainda é dominada por soluções insustentáveis e ineficientes. “Produtos do tipo membrana ou tratamentos tópicos são ineficientes. E aumentam a pegada de carbono de uma estrutura. É crucial adotarmos tecnologias de impermeabilização e proteção do concreto realmente eficientes e sustentáveis”.

Ações da Penetron Brasil durante o Concrete Show 2022  

Finalmente, ao longo do evento, serão realizadas diversas demonstrações práticas de aplicação dos produtos do sistema Penetron para impermeabilização e proteção do concreto. A equipe de engenheiros e consultores técnicos da empresa estará disponível. Por isso, venha tirar dúvidas sobre a redução da pegada de carbono na construção, impermeabilização, patologias do concreto e soluções adequadas para diferentes perfis de projetos.

O CEO da Penetron Brasil, Cláudio Neves Ourives, participará do programa de palestras Arena 120 Ideias. Com o tema “Penetron Rumo ao Concreto de Carbono Zero”, Ouvires ministrará a palestra em 10/08, das 16h às 16h30, na Arena 2. Além disso, o engenheiro abordará os benefícios da tecnologia Penetron para a redução da pegada de carbono. Além do aumento da durabilidade das estruturas de concreto em ambientes agressivos. E, por fim, a obtenção de créditos para obras novas ou retrofit com certificação LEED.

wr-perfil

VEJA TAMBÉM