Ampliação da ETE Itatiba

ITATIBA - SP

A ampliação da ETE Itatiba refere-se à execução de novas estruturas. Entre elas, decantador primário, decantador secundário, filtro aeróbio submerso, estação de recirculação e descarte de lodo, caixa divisora e entrada. Além disso, houve a recuperação de estruturas existentes: filtros biológicos aerado submerso.

Impermeabilização e proteção do filtro Aerobico da ETE Itatiba

O novo marco legal do saneamento básico prevê acesso à água potável para 99% da população e tratamento e coleta de esgoto para 90% da população até 2033. Por isso, há grandes investimentos e destravamentos no setor de saneamento. Neste sentido, temos muitas obras em construção e recuperação para atingir as metas definidas.

Porém, é necessário construir estruturas planejadas e duráveis. A Penetron Brasil está alinhada com esta necessidade do mercado. Ou seja, estamos preparados para apoiar na construção de estruturas de concreto impermeáveis e protegidas com sistema mineral completo de vida útil prolongada.

Desafio do projeto de ampliação da ETE Itatiba

Entre os desafios de ampliação da ETE Itatiba, conta-se a construção de novas estruturas de concreto de decantadores e filtros para tratamento de esgoto. Eles necessitam de impermeabilização duradoura, dada a dificuldade de acesso para intervenções, justificada pelo funcionamento permanente atrelado ao alto volume de vazão.

Além disso, destaca-se o fato de que o esgoto em contato com o concreto é um agente de sua deterioração precoce. Assim, necessita também de impermeabilização com proteção química do contato entre a estrutura e o efluente.

Por fim, como nos informa a NBR 9575, é necessário conter os fluídos dentro destas estruturas. Caso contrário, pode haver perda de produtividade do tratamento. Neste caso, tratando-se de esgoto sanitário, é preciso considerar a prevenção de contaminação do solo.

Também foi executada recuperação de filtros existentes de concreto desta estação. Quer dizer, realizou-se nova impermeabilização visando uma vida útil superior para as estruturas.

Produtos: PENETRON, PENECRETE MORTAR e WATERPLUG.

Características do projeto: Aproximadamente 12.000 m² entre paredes e pisos das estruturas, com a aplicação da solução da Penetron para impermeabilização e tratamento de juntas de concretagem e falhas.

Por que escolheu a Penetron Brasil?

O cliente já trabalhou com o sistema autocicatrizante da Penetron em obras anteriores da construtora e sempre esteve satisfeito com o alto desempenho das soluções adotadas.

Solução Penetron aplicada na ampliação da ETE Itatiba

Realizou-se a impermeabilização e proteção de todo concreto das estruturas de ampliação da ETE Itatiba com a pintura autocicatrizante Penetron por aplicação tópica. Mais ainda, considerou-se o consumo de 1,6 kg/m², de forma projetada.

Em seguida, para o tratamento das juntas de concretagem, utilizou-se a solução de pintura autocicatrizante com argamassa de reparo autocicatrizante, PENECRETE MORTAR.

Após o teste de estanqueidade, impermeabilizou-se os pontos de vazamentos por falhas construtivas que persistiram após o período de ativação do sistema com o sistema WPP (WATERPLUG, PENETRON e PENECRETE MORTAR). Nesse sentido, destacamos que utliza-se o Waterplug, uma argamassa de pega rápida,  para bloquear imediatamente o fluxo de água. No entanto, trata-se de tratamento provisório. Por isso, executou-se na sua sequência o tratamento definitivo com PENETRON e PENECRETE MORTAR.

Em estruturas existentes, em alguns pontos o cobrimento foi recuperado com Penecrete Mortar e a impermeabilização de toda a estrutura foi refeita com Penetron.

Resultados obtidos

As estruturas obtiveram o nível de estanqueidade que atendeu ao cliente.

Boa parte das estruturas de ampliação da ETE Itatiba já está em funcionamento.

Veja mais fotos

Conheça outros Projetos

Para garantir estruturas duráveis, a Planta da BMW Araquari, Santa Catarina, usou dos produtos autocicatrizantes Penetron em sua construção
Na Estádio Castelão, em Fortaleza, foi utilizado os produtos Penetron para a proteção e impermeabilização das rampas ao redor do estádio.
Vista aérea do Porto de Suape