Pesquisar
Close this search box.

Ícaro Jardins do Graciosa

Curitiba - PR

O Ícaro Jardins do Graciosa é um projeto de edifício residencial multifamiliar desenvolvido pelo Studio Arthur Casas. Ele é composto por uma fachada toda em concreto aparente com jardins verticais, criando um design sofisticado que conecta o ambiente urbano com a natureza.

Vista externa de uma das áreas do Ícaro Jardins do Graciosa

Vale destacar que o empreendimento venceu os prêmios Design Award 2021, Master Imobiliário, The Plan, Interior Design, Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável, IABsp. Além disso, foi o primeiro das regiões Sul e Sudeste e receber a Certificação Ouro da GBC (Green Building Council).

As fachadas em concreto aparente necessitam de uma proteção para a durabilidade do concreto, que, neste caso fica exposto à intempéries, agentes agressivos como CO2 e fissuração. Também precisa de repelência para evitar o acúmulo de sujeira em seus frisos, que ao molhar gera um aspecto de sujeira.

A estética é uma das principais preocupações do concreto aparente, ou seja, o acabamento não pode ser reparado e a aparência não pode ser alterada pelos produtos aplicados para a proteção do concreto. Então, deve-se aplicar produtos incolores e sem brilho. Além disso, não podem manchar após a exposição solar.

Desafio: proteção do concreto aparente da fachada com paredes e abas para jardim expostas a intempéries. Por ser um prédio de alto padrão, exigia-se soluções de vida útil prolongada para redução de manutenções. Mais ainda, o empreendimento buscava a certificação Green Building Council de sustentabilidade. Por isso, havia a necessidade de soluções com baixa pegada de carbono e vida útil elevada.

Produtos: PENETRON ADMIX, PENESEAL PRO FAÇADE, PENESEAL HYDROGUARD.

Por que escolheu a Penetron Brasil para o Ícaro Jardins do Graciosa?

Projetou-se o empreendimento de forma sustentável, com biofilia autossustentável e a reutilização de água da chuva. Neste sentido, a obra buscava soluções compatíveis, com baixa pegada de carbono: tudo que o sistema Penetron oferece. Nossas soluções têm responsabilidade ambiental, baixa emissão de carbono, quer dizer, atende às exigências para certificações Greenguard, GreenLabel, ISO 14001 e, principalmente, EPD.

Além disso, o sistema proporciona vida útil superior a 50 anos, garantindo uma durabilidade superior e menos necessidade de manutenção.

Solução Penetron aplicada no Ícaro Jardins do Graciosa

A Penetron entrou no projeto para fornecer um sistema de proteção para gerar durabilidade do concreto aparente. Usou-se o aditivo autocicatrizante PENETRON ADMIX  no concreto fresco para garantir a autocicatrização capilar integral do concreto. Além de redução da permeabilidade e impedir a entrada de umidade, agentes agressivos e selar fissuras passivas de até 0,5 mm ao longo da vida útil do concreto.

Mais ainda, aspergiu-se no concreto endurecido, o selador PENESEAL PRO FAÇADE  para formar uma barreira subsuperficial, semelhante a um gel. O produto suporta as tensões e fissuras térmicas gerada pela exposição à intempéries.

E, por último, aspergiu-se o hidrorrepelente PENESEAL HYDROGUARD  já com metade do seu consumo normal. Ou seja, esse dosagem se deve ao fato do selamento prévio da estrutura com PENESEAL PRO. Em outras palavras, utilizou-se o HYDROGUARD com função estética de repelir a água de passagem da chuva, impedindo o acúmulo de sujeiras.

Ambos os produtos não alteraram a estética do concreto, pois são incolores e sem brilho.

Resultados obtidos

O concreto aparente da fachada manteve suas características estéticas e encontra-se protegido, principalmente pela autocicatrização das fissuras que podem surgir ao longo de seu uso.

Conheça outros Projetos

Imagem mostra um tanque reservatório de água da LD Celulose - Projeto Amadeus
Para aumentar a impermeabilidade das paredes de concreto do túnel foi utilizado aditivo autocicatrizante Penetron do Túnel Morro do Formigão.
A Fabricação J. Macêdo tem soluções da Penetron Brasil