Pesquisar
Close this search box.

Museu da Imagem e do Som do Ceará

FORTALEZA - CE

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (Chico Albuquerque) recebeu um investimento de quase R$ 15 milhões do Governo do Estado. Os recursos foram destinados para a obra de ampliação de um prédio anexo com cinco pavimentos e no restauro e reforma do casarão histórico da década de 1950. Aliás, este último foi projetado pelo arquiteto português Carvalho Araújo e possui 2.800 m² de área construída.

No projeto da fachada havia um paredão de concreto aparente. Nessa região, os arquitetos solicitaram que se mantivessem as características naturais do concreto desformado como acabamento. Ou seja, não havia necessidade de retoques ou alteração na coloração e brilho.

Fachada de concreto aparente do Museu da Imagem e do Som do Ceará com impermeabilização da Penetron Brasil

Além disso, havia outra preocupação quanto à durabilidade destas estruturas. Quer dizer, o concreto é poroso e consequentemente absorve umidade e permite que agentes agressivos, como gás carbônico e cloretos, penetrem no concreto e causem a deterioração acelerada da armadura e do concreto.

Desafio: Proteção e impermeabilização da fachada em concreto aparente sem interferência na aparência da estrutura. Mais ainda, por estar próximo à praia precisava-se garantir a proteção contra agentes agressivos, como cloreto, abundante nessa região dado o sal contido na água do mar.

Produtos: PENESEAL PRO

Características do projeto: Ampliação e restauração do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque com a construção de um novo prédio anexo com cinco andares, sendo dois subterrâneos e com a recuperação da estrutura existente.

Por que escolheu a Penetron Brasil?

O cliente já conhecia outros produtos da Penetron, pois já havia utilizado outras soluções em outras obras onde obteve os resultados desejados, sendo assim, confiava na eficácia da linha de produtos.

O cliente, também contratou consultores técnicos que por sua vez também indicaram a Penetron como uma empresa idônea, pois já tinham histórico de sucesso com os produtos.

Solução Penetron aplicada Museu da Imagem e do Som do Ceará

Toda a fachada do novo prédio anexo foi tratada com PENESEAL PRO , pulverizado em baixa pressão sobre o concreto seco.

O selador PENESEAL PRO, depois de aplicado, é ativado com molhagem durante 3 dias. Assim, ele penetra na superfície do concreto, formando uma barreira subsuperficial que não altera a coloração, brilho ou quaisquer outros aspectos na aparência do concreto. Dessa forma, nossa solução atende a exigência de estética arquitetônica. Ou seja, combina a estética com a proteção necessária a partir da reação desencadeada do selador em contato com o concreto e a água. Em outras palavras, o PENESEAL PRO gera um gel nos poros e fissuras de até 0,4 mm. Com isso, ele impede a penetração de água e agentes agressivos pelos poros e selando as fissuras de retração e de movimentação térmica.

Além disso, pensando em durabilidade, a solução foi ideal pois permanece ativa dentro do concreto. O resultado é o selamento de futuras fissuras que apareçam no concreto. A utilização do produto, dessa maneira, foi eficiente em razão da grande área dessa fachada e da exposição às intempéries.

 Resultados obtidos

Tratou-se a fachada para promover a durabilidade desejada sem alterar sua aparência, atendendo as demandas de vida útil e estética.

Conheça outros Projetos

Shopping Rio Mar Recife
museu-do-ipiranga-8
Condomínio Jardim Provença, em São Luiz do Maranhão, com soluções da Penetron Brazil