Pesquisar
Close this search box.

Museu do Ipiranga

São Paulo-SP

Fundado em 1895, o Museu do Ipiranga é um símbolo da história do Brasil, especialmente da cidade de São Paulo, que se concretizou com o projeto do engenheiro e arquiteto Tommaso Gaudencio Bezzi, italiano radicado no Brasil. A reabertura do museu está prevista para o próximo 7 de setembro, no bicentenário da independência do Brasil. E a Penetron tem um enorme orgulho de fazer parte dessa história.

O museu ficou fechado por quase 10 anos. Mas os últimos 3 anos foram marcados por um trabalho de obras para cumprir o cronograma de reabertura. Sobretudo, o edifício monumento passou diversas restaurações com uma equipe enorme de especialistas. No entanto, o trabalho não se resumiu ao prédio principal de 127 anos. O projeto contemplou ainda a construção de uma área nova e foi justamente na nova estrutura que a Penetron atuou fortemente.

 

 

No complexo que está sendo chamado de novo Museu do Ipiranga, há uma área completamente nova, construída em frente ao edifício-monumento, na parte de baixo. A Penetron atuou justamente nessa estrutura de fundação que foi ampliada no Museu. No local terá duas entradas amplas para o museu, um auditório, um café e salão para exposições temporárias.

A construtora responsável pela execução do projeto é a Concrejato. Por se tratar de um museu, é natural que o projeto exigisse uma estrutura que primasse pela durabilidade, ou seja, com vida útil longa. Outra característica importante: o local terá um grande fluxo contínuo de pessoas. Isso significa que reduzir a necessidade de manutenções e reparos também era um elemento fundamental. E essas exigências são plenamente atendidas pelo sistema Penetron, especialmente pelo Penetron Admix.

 

Detalhes das soluções Penetron para o Museu do Ipiranga

O Penetron Admix é um dos nossos produtos mais versáteis e mais utilizados no mundo. Trata-se de um aditivo para impermeabilização, proteção e cristalização integral das estruturas de concreto, capaz de aumentar a vida útil das estruturas em até 100 anos. Outro ponto a se destacar é que investir em proteção significa pensar na prevenção já na concepção do projeto. Com isso, é possível diminuir drasticamente a necessidade de intervenções corretivas.

A Penetron atuou em diversas fases do projeto nos últimos três anos (2020, 2021 e 2022). Nas estruturas de fundação da ampliação do Museu, trabalhamos na impermeabilização e proteção da maior parte das cortinas de concreto projetado, em todos os blocos, vigas e túneis da área. Para dar uma dimensão da obra, fornecemos aproximadamente 10 toneladas de produtos Penetron.

Seguindo nossa filosofia de trabalho, orientada pela excelência de consultoria técnica, os profissionais da Penetron acompanharam de perto a execução de todas as etapas da da obra ao longo desses três anos. Na galeria abaixo, você pode ver uma série de fotografias de diversas fases da construção do Novo Museu do Ipiranga.

Por fim, gostaríamos de dizer que foi uma grande honra para a Penetron participar desse projeto. Afinal, significa que tivemos a oportunidade de contribuir em uma parte da história do museu do Ipiranga e, portanto, da história do próprio Brasil.

Para informações, entre em contato pelo telefone (12) 3159-0090 – que também é WhatsApp – ou acesse nosso canal online em www.penetron.com.br.

Veja mais fotos

Conheça outros Projetos

Para a construção do Ibis Recife Aeroporto Hotel, foram usados os produtos Penetron para impermeabilização de toda a estrutura do hotel.
A Fabricação J. Macêdo tem soluções da Penetron Brasil
As estruturas do Porto Atlântico, no Rio de Janeiro, foram tratadas com produto impermeabilizante Penetron para a sua proteção permanente.