Pesquisar
Close this search box.

Aquapolo: case premiado com Penetron

São Caetano do Sul - SP

O Aquapolo é a primeira e maior planta de água de reuso da América Latina, uma das maiores do mundo e está situado em São Caetano do Sul, na Estação de Tratamento de Esgoto ABC (ETE-ABC). Fruto de uma parceria com a GS Inima e a Sabesp, o protejo é um case de sucesso quando o assunto é sustentabilidade na indústria de saneamento.

A Penetron Brasil faz parte dessa história de sucesso do Aquapolo. Nesse sentido, destacamos que fornecemos produtos e soluções especiais de impermeabilização dos tanques de armazenamento de água com características muito específicas: ultrafiltrada e tratada por osmose reversa.

 

Fotografia mostra uma parte da operação do Aquapolo
Estação de tratamento de água de reuso do Aquapolo com produtos Penetron

 

Veremos mais detalhes sobre a obra logo abaixo. Mas, por enquanto, vamos entender a importância do Aquapolo no contexto da sustentabilidade. Aliás, vale destacar que o projeto nasceu como uma solução de gestão hídrica para atender às necessidades do planeta em relação às mudanças climáticas.

Só para dar uma ideia, o Aquapolo produz até 1.000 litros de água de reuso por segundo. Ainda mais, esse volume é equivalente ao abastecimento de uma cidade com 500 mil habitantes. Por fim, outro dado importante é que cada litro de água tratada no Aquapolo representa a economia de um litro de água potável. Interessante, certo? Pois bem, continue a leitura para saber mais.

Ao longo desse artigo, abordaremos os seguintes temas:

  • A importância do projeto Aquapolo para a sustentabilidade
  • Características da água do Aquaplo e interação com o concreto
  • Desafios da execução da obra
  • Soluções Penetron para o projeto Aquapolo
  • Perspectivas para o futuro em obras semelhantes

A importância do projeto Aquapolo para a sustentabilidade

Estamos vivenciando um momento crucial na história da humanidade por conta dos desafios climáticos. Por isso, precisamos de projetos e ações eficientes em termos de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. É nesse sentido que o Aquapolo se consolidou como referência em tratamento de água de reuso.

O CEO da Penetron Brasil, Cláudio Ourives, explica que o Aquapolo utiliza como insumo parte do esgoto tratado pela ETE-ABC. Esse esgoto tratado teria como destino o Córrego dos Meninos. “A ideia do Aquapolo, portanto, foi: vamos captar essa água que seria dada vazão no meio ambiente, tratá-la e disponibilizar para uso das indústrias no Pólo Petroquímico de Capuava, na região do ABC”.

 

Água de Reuso Aquapolo
Água de Reuso Aquapolo

 

A partir dessa estratégia, os ganhos em termos de sustentabilidade se dão em dois grandes eixos. Primeiro, evita-se a que a água do esgoto tratado seja descarta no meio ambiente. Segundo, as indústrias que utilizam o recurso para resfriamento de caldeiras, por exemplo, não precisarão comprar água passível de consumo humano.

“Nesse sentido, a estratégia é muito inteligente porque evita possíveis danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, também evita a extração de recursos naturais, preserva os lençóis freáticos na medida em que a indústria pode recorrer ao Aquapolo e obter água de reuso tratada de acordo com as características e qualidades necessárias”, explica Cláudio.

Características da água do Aquaplo e interação com o concreto 

Em primeiro lugar, as características da água tratada e armazenada no Aquapolo é um dos pontos cruciais do projeto. Conforme explica Márcio José, CEO do AQUAPOLO, a mistura e o controle da qualidade da água são fundamentais. A indústria utiliza a água em torres de resfriamento e dependem de uma qualidade específica, determinada em contrato. Ou seja, essa água deve ter uma margem mínima de variação na qualidade.

Atualmente, o Aquapolo opera com dois tanques: um para armazenamento de água ultrafiltrada e outro utilizado especificamente para água de osmose reversa, ou seja, onde é realizado o tratamento por eletro-osmose. Em ambos os casos, trata-se de tipos de águas bastante agressivas ao concreto e que, ao longo do tempo, podem causar danos e diminuir a vida útil da estrutura.

Por outro lado, uma das características principais é que essa água passa por um processo de desmineralização para atender às necessidades de qualidade exigidas pela indústria. Com isso, na medida em que essa água entra em contato com a estrutura, ela tende a retirar os minerais do concreto. Daí, surgem dois problemas sérios: deterioração da estrutura e mudança na qualidade da própria água.

 

Imagem mostra o tratamento da estrutura do Aquaplo antes da aplicação dos produtos Penetron
Tratamento da estrutura antes da aplicação dos produtos Penetron

Penetron entrando em cena

Diante dessa relação de causas e efeitos, o Aquapolo precisou realizar a impermeabilização da estrutura dos tanques. No entanto, os produtos para impermeabilização também precisavam possuir características específicas. Foi exatamente neste cenário que a Penetron passou a fazer parte do projeto.

“O primeiro desafio foi que o Aquapolo precisava de produtos capazes de proteger o concreto contra os níveis de agressividade de cada tipo de água e que, ao mesmo tempo, que não alterassem as qualidades da água. Nesse sentido, a Penetron possui as soluções adequadas para essa necessidade. Mas ainda havia o desafio de execução rápida do trabalho, já que seria realizado com o empreendimento em operação”, explica Cláudio Ourives.

Desafios da execução da obra 

Para dar uma ideia dos desafios da execução da obra, vale citar que cada tanque possui 115 metros de comprimento por 40 metros de largura e 9 metros de altura. Ou seja, o trabalho de impermeabilização precisava ser executado com uma margem de tempo muito pequena de parada dos tanques para não paralisar a operação. Mas os desafios não pararam por aí.

Com esse tempo reduzido de parada, não existia a possibilidade de esperar o concreto secar para realizar a aplicação dos produtos de impermeabilização. Marcos José, CEO do Aquapolo, conta que: “A Penetron trouxe uma solução completa, importada dos Estados Unidos especificamente para essa demanda”.

 

Aplicação do Penecoat EP 330 no Aquapolo
Aplicação do Penecoat EP 330 no Aquapolo

 

“Os produtos que a Penetron apresentou garantem a preservação da qualidade da água e, principalmente, eles têm uma aderência muito maior em superfície úmida. Isso garantiu que o tempo de aplicação e de cura fosse suficientemente adequado para atender nossa necessidade e garantir a qualidade e manutenção do Aquapolo”, relata Marcos José.

Soluções Penetron para o projeto Aquapolo 

Para identificar as soluções ideais, o primeiro passo foi analisar cuidadosamente as características da água armazenada em cada tanque. A Penetron possui expertise, recursos e uma equipe técnica preparada para essa atividade. Com a análise profunda concluída, foram apresentadas as possibilidades.

As soluções oferecidas para o Aquapolo podem ser pensadas em duas etapas. A primeira delas diz respeito à preparação da superfície dos tanques. Segundo Cláudio Ourives, essa etapa é tão importante que ela chega a representar 50% da eficácia do sistema de impermeabilização e proteção do concreto.

Durante a etapa de preparação da superfície, foi utilizado o sistema WPP, composto pelos produtos Waterplug, Penecrete Mortar e Penetron. Ou seja, todos os pontos de juntas de concretagem, fissuras, furos de tirantes foram tratados com essas argamassas de cristalização. As bicheiras com e sem armadura exposta foram identificadas e tratadas com argamassa de reparo estrutural Patchline SM para garantir a eficiência da impermeabilização total, garantindo a estanqueidade, proteção e aumento da vida útil do concreto.

Solução para o tanque de água ultrafiltrada do Aquapolo

No tanque de água ultrafiltrada utilizamos o sistema de cristalização integral do concreto. Ele adere em superfície úmida e impermeabiliza toda a estrutura, consequentemente, protege o concreto, aumentando a vida e diminuindo a necessidade de novos reparos. O produto principal, neste caso, foi o tradicional Penetron em parceria com os demais produtos do sistema WPP.

Solução para o tanque de água de osmose reversa do Aquapolo

No que se refere ao tanque de eletro-osmose, cuja água é ainda mais agressiva, foi necessário trazer do Estados Unidos um produto exclusivo: o Penecoat EP 330. Este é um sistema baseado em resina epóxi sem solventes, com cura rápida. Trata-se de um sistema especial que adere em superfície úmida, oferece resistência química e promove a impermeabilidade necessária ao tanque sem alterar as características da água. Ou seja, tudo o que o Aquapolo precisava.

 

Penecoat EP 330

Perspectivas para o futuro em obras semelhantes 

O Aquapolo é um case de sucesso, no Brasil e no Mundo, por vários motivos. Um deles é justamente o fato de desenvolver soluções sustentáveis e, portanto, alinhadas com as preocupações mundiais em relação às mudanças climáticas. Em outras palavras, atende às necessidades da indústria, evita o escoamento do esgoto tratado na natureza e, ao mesmo tempo, a necessidade de extração de novos recursos naturais.

Outro ponto fundamental é o fato de demonstrar que é possível sim criar empreendimentos rentáveis, perenes e que estejam alinhados com a preservação do planeta Terra. A Penetron, desde a sua fundação em meados da década de 1970, acredita nesse propósito e nesses valores. Diante do cenário contemporâneo, projetos como o Aquapolo podem servir de exemplo para que investidores de todo o mundo olhem para essas ações e desenvolvam negócios semelhantes. E a Penetron está aqui para contribuir com cada um deles.

Conheça outros Projetos

penetron-condominio-residencial-blue-02
Imagem mostra vista externa do Recicle Veolia
A fundação da Fábrica de vidro float BGC, em Goiania, teve o tratamento com Penetron impermeabilizante para maior durabilidade do concreto.