Cidade Matarazzo

São Paulo - SP

A Cidade Matarazzo é um complexo hospitalar histórico, desativado em 1993. Então, o prédio permaneceu inutilizado por 20 anos até ser  adquirido pelo empresário Alexandre Allard em 2007. No projeto há a luxuosa rede de hotéis Rosewood com investimento de quase 3 bilhões de reais. Com área de 30.000 m2,  localizados no prédio restaurado da Maternidade Matarazzo e uma nova Torre Mata Atlântica de 15 andares projetada por Pritzker Arquiteto premiado, Jean Nouvel.

Vista aérea do projeto Cidade Matarazzo

Além disso, o complexo inclui a Capela de Santa Luzia, recentemente restaurada ao seu estado original de 1922 e aberta para casamentos e outros eventos, um centro cultural, um centro de varejo de moda e 34 espaços gastronômicos. Há ainda uma piscina na cobertura e um bar com vista para a cidade. Outras comodidades incluem duas piscinas, teatro, cinema, estúdio de música, espaço para eventos e spa de bem-estar. Além disso, há 15.000m² de vegetação, com um jardim composto por árvores comuns à Mata Atlântica ameaçada, como jatobás, sibipirunas, pitangueiras, canelinhas, jacarandás e goiabeiras.

Características do projeto

A Cidade Matarazzo é um patrimônio histórico tombado de São Paulo. Toda a expansão se deu em no subsolo com 8 andares. Assim, necessitou-se de soluções para as novas estruturas em concreto armado. Ou seja, em função do nível do lençol freático, a estrutura precisava de proteção e impermeabilização.

Segundo a BS 8102:2022, o uso do ambiente irá definir o desempenho de impermeabilização da estrutura, sendo, neste caso, uma parte de ambiente habitável para salas de reuniões e congressos, se faz necessária a execução de um sistema estanque, ou seja, sem aceitação de infiltração e umidade, e, em complemento, pela necessidade de durabilidade, dada a importância do investimento nesta ampliação, é necessário desenvolver um sistema com vida útil alta.

Além disso, outra necessidade da obra era a adoção de uma solução sustentável, sendo que o empreendimento buscava certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental). Neste contexto, foi optado por utilizar materiais com baixa pegada de carbono, como o sistema White Tank, que possui certificação EPD e GreenGuard Gold.

Produtos: PENETRON ADMIX, PENEBAR SW, PENEBAR PRIMER, PENETRON, PENESEAL PRO RTU.

Características do projeto: A Cidade Matarazzo está localizada no terreno do antigo complexo hospitalar do Hospital Umberto Primo e abrigará espaços culturais, comerciais e o primeiro hotel de luxo seis estrelas do Brasil.

Por que escolheu a Penetron Brasil?

A Penetron em parceria com os projetistas e consultores apresentou as soluções com base em estanqueidade, sustentabilidade e durabilidade.

Ainda mais: outro fator, foi a confiabilidade do sistema apresentado, dada existência de cases de sucesso com projetos similares.

Solução Penetron aplicada no Cidade Matarazzo

Antes de tudo, a primeira etapa com soluções Penetron foi a proteção e impermeabilização das lajes dos 8 subsolos com o selador incolor Peneseal Pro RTU, o qual aplicado-se em 12 mil metros quadrados. Este produto penetra no concreto formando um gel impermeável na camada subsuperficial a 2 cm da superfície, além de promover o selamento de fissuras estáticas, oriundas de retração, na ordem de 0,4 mm. Aplicou-se cerca de 2,5 mil litros de Peneseal Pro RTU.

A segunda etapa foi a proteção e impermeabilização de todo concreto das cortinas executadas nos subsolos, com adição do autocicatrizante Penetron Admix no momento da concretagem. Nesse sentido, aplicou-se cerca de 6 mil kg de Penetron Admix.

Por fim, a última etapa com participação da Penetron foi a execução da laje de piso e as cortinas do teatro, onde em todo o concreto foi utilizado o aditivo autocicatrizante Penetron Admix para impermeabilização das estruturas, e, para tratamento das juntas de concretagem foi utilizado o perfil hidroexpansivo de expansão controlada Penebar SW 55 tipo A e seu Primer e, em complemento nas juntas, foi projetado a argamassa autocicatrizante Penetron logo antes da concretagem para potencializar a autocicatrização no local, sendo este um ponto crítico para estanqueidade.

Resultados obtidos no Cidade Matarazzo

As estruturas tratadas estão secas e o cliente satisfeito com o resultado.

Veja mais fotos

Conheça outros Projetos

A construção da Usina da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, teve sua estrutura tratada com produtos impermeabilizantes Penetron.
Vista externa da Fábrica De Cosméticos Natura Brasil, com soluções da Penetron Brasil
Imagem mostra vista externa do Recicle Veolia