Museu do Ipiranga

São Paulo - SP

O Museu do Ipiranga passou por uma ampliação, restauração e modernização. O projeto previa duas obras distintas, sendo uma obra externa de ampliação e uma obra interna de restauração e modernização.

Primeiramente, na obra de ampliação, executou-se uma grande escavação na frente do edifício, com execução de contenção de meio subsolo e túneis, que ligava o novo prédio com a construção existente.

Imagem externa do Museu do Ipiranga

Mais ainda, o local foi projetado com duas entradas amplas para o Museu do Ipiranga, área de acolhimento, auditório, café e salão para exposições temporárias.

Desafio: Fornecer solução sustentável e duradoura, para estruturas de concreto subterrâneas, que necessitavam de impermeabilidade, dada a utilização da área como habitável.

Produtos: PENETRON ADMIX

Características do projeto: Subsolo de 7.000 m² com cortinas e túneis em concreto projetado.

Por que escolheu a Penetron Brasil?

A Penetron atendeu os três requisitos principais da obra:

  1. Concreto impermeável para as estruturas de concreto subterrâneas;
  2. A dificuldade em prever períodos de manutenções e reparos, motivada pelo grande fluxo contínuo de pessoas e a dificuldade de mobilização das obras de arte distribuídas no local. Dessa forma, esses elementos despertaram a necessidade de buscar no mercado soluções que reduzissem a necessidade de intervenções nas estruturas após a reinauguração do museu;
  3. O projeto visava a sustentabilidade, com soluções de baixa pegada de carbono.

Solução Penetron aplicada no Museu do Ipiranga

A solução apresentada pela Penetron e adotada pela obra foi a adição do aditivo autocicatrizante PENETRON ADMIX  em todo o concreto moldado in loco e projetado das novas estruturas enterradas de fundação, cortinas e túneis.

Resultados obtidos

Por fim, as estruturas executadas com a adição do PENETRON ADMIX estão protegidas e impermeabilizadas, sem manifestações patológicas causadas por infiltrações.

Veja mais fotos

Conheça outros Projetos

Vista aérea do projeto Cidade Matarazzo
PHOTO-2025-02-27-19-47-03 2
O Centro Cultural Itamar Franco, em Barro Preto, centro de Belo Horizonte, teve suas paredes de concreto tratadas com impermeabilizante Penetron.