Condomínio Adelaide

Salvador - BA

O Condomínio Adelaide tem vista para a  Baía de Todos os Santos, em Salvador. Nesse sentindo, ele é um exemplo deslumbrante de arquitetura de luxo que combina design moderno com engenharia de ponta. Ainda mais, implantado à beira-mar, o escritório SQ+ Arquitetos Associados redefine a sofisticação com sua silhueta elegante e linear. Dessa forma, ele é um contraponto contemporâneo ao charme histórico da paisagem urbana de Salvador.

Com 20 apartamentos exclusivos, cada um com metragem entre 304 e 796 m², o Condomínio Adelaide oferece aos moradores vistas panorâmicas do litoral baiano. Além disso, comodidades de alto padrão elevam a experiência, incluindo piscinas privativas em unidades selecionadas, piscina de raia infinita, marina privativa, píer, academia, restaurante e garagem subterrânea situada 2,6 metros abaixo do nível do mar.

Construir parcialmente dentro do mar representou desafios consideráveis, especialmente no que diz respeito à impermeabilização e à integridade estrutural. Assim, exigiu-se para o Condomínio Adelaide uma fundação resistente, capaz de suportar a pressão hidrostática e o agressivo ambiente marinho. Nesse contexto, a Penetron Brasil entrou em cena, trabalhando em estreita colaboração com o cliente para implementar uma robusta estratégia de proteção do concreto. Utilizou-se o aditivo cristalizante PENETRON ADMIX para atender as exigentes condições do projeto.

Detalhes das soluções Penetron para o Condomínio Adelaide

A laje de base possui 2.500 m² e as paredes de contenção, moldadas in loco, precisavam suportar uma pressão negativa de até 4 toneladas por metro quadrado. Havia ainda exposição a cloretos provenientes do ambiente marinho. Por isso, testes rigorosos realizados pela Penetron Brasil e pela construtora Andrade Mendonça comprovaram que o PENETRON ADMIX era o ideal. Isso porque a solução Penetron reduzi significativamente a permeabilidade do concreto e impede eficazmente a penetração de cloretos. Dessa forma, especificou o PENETRON ADMIX para a fundação do Condomínio Adelaide.

A Supermix, fornecedora de concreto do projeto, integrou o PENETRON ADMIX à mistura de concreto de forma eficiente. Com isso, otimizou-se o cronograma de obra e reduziu-se a mão de obra e os materiais no canteiro. Para proteção adicional, o Sistema Penetron incluiu a PENEBAR SW-55, nossa fita hidroexpansiva para vedar as juntas de construção. Além disso, aplicou-se o PENECRETE MORTAR e o WATERPLUG no reparo de furos de tirantes, bicheiras e eventuais fissuras superiores a 0,5 mm, garantindo uma fundação impermeável permanentemente.

Vale destacar que concluiu-se as obras do Condomínio Adelaide em 2013. Atualmente, em 2026, , a impermeabilização da fundação permanece impecável mais de uma década depois.

Inspeções recentes realizadas pela Penetron Brasil confirmaram uma subestrutura seca e sem odores na garagem subterrânea — um resultado nada trivial, considerando a exposição contínua à pressão hidrostática e ao agressivo ambiente marinho.

Hoje, o Condomínio Adelaide é um testemunho da eficácia duradoura das soluções de proteção de concreto da Penetron, somando-se a milhares de projetos ao redor do mundo que continuam a se beneficiar dessa confiável tecnologia de impermeabilização autossuficiente por muitos anos.

Desafios:Construção ao nível do mar. Foram necessárias 9 bombas para drenar a água.

Produtos: PENETRON ADMIX, PENEBAR SW-55, PENECRETE MORTAR, WATERPLUG.

Por que escolheu a Penetron para o projeto do Edifício Adelaide?

As soluções Penetron foram especificadas porque o cliente já conhecia e confiava que os resultados esperados seriam alcançados.

 

Veja abaixa a galeria de fotos de quando o Edifício Adelaide foi construído, em 2013.

 

Veja abaixo fotos atuais do Edifício Adelaide, após 13 de execução, sem qualquer sinal de infiltrações ou desgastes por ataque químico.  

Conheça outros Projetos

Terminal de Regaseificação de GNL com soluções da Penetron Brasil
Condomínio Jardim Provença, em São Luiz do Maranhão, com soluções da Penetron Brazil
Na Estádio Castelão, em Fortaleza, foi utilizado os produtos Penetron para a proteção e impermeabilização das rampas ao redor do estádio.