Localizado a 70 km ao norte do Porto de Vitória, o terminal pertence conjuntamente à Fibria e à Cenibra, duas das maiores produtoras de celulose do Brasil.
A instalação é composta por dois píeres de atracação, e está localizada a 4,3 km da fábrica de celulose Fibria. Pode receber navios continuamente e tem capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas de celulose por ano.
Produtos utilizados
A extensão do terminal usou PENETRON em todo o comprimento de 230m para proteger contra o ambiente marinho e a penetração do cloreto.
Produtos aplicados:
- Penetron
Portocel é o único terminal portuário brasileiro especializado na movimentação de produtos florestais. É referência em movimentação de celulose, sendo considerado um dos portos mais eficientes do mundo. Isso significa que a operação é mais rápida, qualificada e com menor índice de avaria e menor custo operacional. Daí o recorde de 37.168 toneladas embarcadas em um navio em um dia. Em 2017, alcançou a marca histórica de 100 milhões de toneladas embarcadas, outro feito inédito no mundo, resultado da cultura de alto desempenho da companhia e do comprometimento de suas equipes.