Projeto CMC – ArcelorMittal

São Francisco do Sul - SC

O Projeto CMC – ArcelorMittal inaugurou as obras de expansão de sua Unidade Vega em 13 de novembro de 2024. A unidade está localizada em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Nesse sentido, o projeto exigiu investimentos de R$ 2 bilhões, realizados desde 2021. Mais ainda, o Projeto CMC (Cold Mill Complex) envolveu a implementação de uma nova linha de recozimento contínuo e galvanização. Com isso, elevou-se a capacidade instalada da unidade de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas por ano.

Além da ampliação da capacidade, o Projeto CMC – ArcelorMittal também ampliou o portfólio de produtos no segmento de aços planos revestidos e laminados a frio de alto valor agregado. Além disso, a expansão é um dos projetos mais significativos dentro do plano de investimentos da ArcelorMittal no Brasil. Ou seja, a previsão de investimentos está em cerca de R$ 25 bilhões entre 2022 e 2028, destinados a expansões, modernizações, aquisições e energia renovável.

Com essas melhorias, a Unidade Vega passa a figurar entre as instalações mais modernas do Brasil e do mundo em tecnologias de processamento de aços planos voltados a aplicações especiais. Além disso, a nova linha de recozimento contínuo e galvanização permite o processamento combinado de aços laminados a frio e revestidos em um sistema combiline. O resultado é maior flexibilidade e adaptabilidade às demandas do mercado.

Outro destaque é que a Vega se tornou a primeira unidade fora da Europa a produzir o Magnelis®. Ou seja, uma solução exclusiva de aço desenvolvida pela ArcelorMittal, com alta resistência à corrosão, projetada para atender demandas específicas em setores como projetos de energia solar.

Desafios:

Por questões de segurança do trabalho e preservação ambiental, o projeto adotou diversas medidas sustentáveis para reduzir a poluição. O uso do Penetron Admix, em sacos hidrossolúveis, foi um diferencial positivo na produção do concreto utilizado neste projeto. Além disso, o Penetron Admix foi adicionado na fundação de concreto, lajes de subsolo, tanques.

Produtos: PENETRON ADMIX

Por que escolheu a Penetron para o Projeto CMC – ArcelorMittal 

A solução Penetron é única no Brasil a oferecer os requisitos de durabilidade que o projeto exigia.

Veja abaixo as fotos desse case.

 

Conheça outros Projetos

foto mostra a vista externa dos túneis do contorno de Florianópolis em construção
O Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, usou-se de produtos impermeabilizantes Penetron para um concreto com durabilidade estrutural.
Na Estádio Castelão, em Fortaleza, foi utilizado os produtos Penetron para a proteção e impermeabilização das rampas ao redor do estádio.