Aditivo antimicrobiano de concreto para retrofit em obras de saneamento

Proteção eficaz contra degradação biológica em estruturas de retrofit

O retrofit de obras de saneamento representa uma estratégia econômica e sustentável para modernização e recuperação de estruturas de ETEs. Ao prolongar a vida útil de estações de tratamento de esgoto, evita-se a demolição e reconstrução devido ao ataque de agentes agressivos, além de garantir a segurança de projetos existentes. Nesse sentido, as obras de retrofit garantem economia e redução da pegada de carbono. Mas, vale destacar, essas estruturas enfrentam um desafio crítico: a degradação causada pela corrosão por microrganismos.

Imagem mostra uma ETE (estação de tratamento de esgoto) com protegida com aditivo antimicrobiano da Penetron

A água é a principal causa de deterioração do concreto, sendo a corrosão responsável por cerca de 80% dos danos. Em ambientes de saneamento, além da infiltração de água, há outro agravante: bactérias anaeróbicas produzem gás sulfídrico (H₂S) que é oxidado por bactérias Acidithiobacillus thiooxidans em ácido sulfúrico. Este ácido biogênico pode degradar o concreto em média até 15 mm por ano, comprometendo severamente a integridade estrutural. Isso torna a proteção antimicrobiana essencial para projetos de retrofit.

Vale destacar ainda que investir em soluções preventivas nos projetos de retrofit, ou seja, contemplar a proteção antimicrobiana para evitar a irrecuperabilidade da estrutura, será muito mais econômico que construir uma estrutura nova, além de mais seguro e sustentável em todos os cenários. Vejamos agora as soluções antimicrobianas da Penetron Brasil.

 

Proteção antimicrobiana para retrofit de estruturas de saneamento

Para combater a deterioração biológica em projetos de retrofit, duas soluções antimicrobianas da Penetron Brasil se destacam pela eficácia comprovada: Penetron Biomic e Penetron ARC. Quando utilizadas em conjunto: Biomic no concreto estrutural e ARC como revestimento nas zonas gasosas, as estruturas de saneamento recebem uma proteção antimicrobiana completa, essencial para durabilidade de projetos de retrofit em ambientes altamente agressivos. Entenda as características principais de cada um deles.

O Penetron Biomic é um aditivo antimicrobiano incorporado ao traço do concreto durante a dosagem. A tecnologia do produto forma ligação molecular com a matriz cimentícia e previne permanentemente a corrosão induzida por microrganismos. O BioMIC reduz em até 99,9% a população de bactérias da família Thiobacillus por meio de um mecanismo eletrofísico. Este processo não se esgota e não migra, mantendo eficácia permanente. Oferece ainda proteção de amplo espectro sem metais pesados ou substâncias cancerígenas.

Já o Penetron ARC é um revestimento mineral ativo para condições anaeróbicas. Aplicado em superfícies de concreto na zona gasosa (acima do nível do efluente), ele é ativado por ácidos fortes, principalmente o ácido sulfúrico. Com isso, torna-se altamente resistente após a reação química. O resultado é proteção e prolongação da vida útil do concreto principalmente em áreas críticas como tetos de tubulações de esgoto, de estações elevatórias e de tanques UASB. Ambas as soluções são atóxicas e certificadas para uso tanto em estruturas de esgoto quanto de água potável.

Por fim, a Penetron Brasil tem outro diferencial: conta com uma equipe de consultores técnicos distribuídos por todo o país para apoiar a especificação e aplicação adequadas dos aditivos antimicrobianos em cada tipo de projeto de retrofit de obras de saneamento, garantindo proteção e durabilidade máximas das estruturas.

foto-editorial

VEJA TAMBÉM