Pesquisar
Close this search box.

Sustentabilidade na construção civil: contribuições Penetron

Sustentabilidade na construção civil é uma questão fundamental para garantir o futuro do planeta e reduzir a pegada de carbono é o passo principal

A sustentabilidade na construção civil é um dos temas urgentes que estão em pauta em todo o mundo. O tema vem sendo discutido por profissionais e pesquisadores globalmente. E não é para menos. A quantidade de entulhos e resíduos produzidos nos canteiros de obras são enormes e exercem forte impacto no meio ambiente.

Ao longo desse artigo, vamos discutir a importância da sustentabilidade na construção civil. Além disso, também falaremos como o sistema Penetron é importante para diminuir a quantidade de resíduos nas obras. E, ainda mais, apontaremos como o sistema Penetron além de evitar danos é capaz de proteger o meio ambiente.

Por que a sustentabilidade na construção civil é importante? 

Em primeiro lugar, é fundamental destacarmos que o conceito de sustentabilidade na construção civil começa desde o projeto da obra. Nesse sentido, o objetivo é garantir que as ações que reduzam os impactos ambientais sejam tomadas antes, durante e após a execução da obra.

Imagem mostra dois engenheiros olhando o projeto de sustentabilidade na construção civil

A partir desse conceito, a sustentabilidade se fundamenta, antes de tudo, na prevenção. Com isso, é possível potencializar a viabilidade econômica, reduzir resíduos, entulhos e aumentar a durabilidade do concreto. Como resultado, garante-se a redução do impacto ambiental e, por consequência, melhora na qualidade de vida para nós e para as gerações futuras.

Benefícios da sustentabilidade para os empreendimentos

Vale destacar ainda que a adesão às estratégias de sustentabilidade pode trazer benefícios também para as corporações. Afinal, ser sustentável e proteger o meio ambiente é uma demanda cada vez mais frequente na sociedade. Antes de mais nada, vejamos alguns benefícios para empresas envolvidas no empreendimento:

  • Otimiza recursos;
  • Incentivos fiscais;
  • Diminui a necessidade de manutenção frequente;
  • Evita eventuais danos nas construções do entorno;
  • Preserva os lençóis freáticos e, consequentemente, todo o ecossistema;
  • Evita danos à reputação da empresa.

Vejamos agora, uma das principais tendências de sustentabilidade na construção civil.

Green Buildings: uma solução ecológica para as cidades 

O conceito green building, ou construções verdes, tem se destacado como uma tendência global da construção civil. Sempre que se ouve o termo, ele está relacionado com obras pensadas para funcionar com verdadeira eficiência. Nesse sentido, as construções verdes consideram sobretudo o meio em que estão inseridas e o bem-estar das pessoas.

Sobretudo, se ainda resta dúvidas a respeito da importância das construções verdes no nosso país, vale a pena olhar uma pesquisa importante. Por exemplo, o levantamento de 2020 realizado pela US Green Building Council (USGBC) aponta que o Brasil está na 5ª posição entre 180 países no ranking mundial de sustentabilidade. Além disso, a instituição é criadora do sistema LEED (Liderança em energia e design ambiental).

Além disso, o estudo indica que no Brasil existem cerca de 1.500 construções sustentáveis. Do total, 641 já estão registradas e ainda resta 50 milhões de metros quadrados em busca da Certificação GBC Brasil Condomínio. Sob esse ponto de vista, a Penetron Brasil já participou de algumas das principais obras Green Building do país.

Sistema Penetron atende aos requisitos da certificação LEED 

Dentre todos os requisitos para obter a certificação, é fundamental que a indústria cumpra algumas condições. Atualmente, o sistema Penetron está preparado para atender todas as demandas. Ou seja, os nossos produtos não contêm solventes ou VOC (composto orgânico volátil). Isso é muito importante para obter a certificação.

Mais ainda, a Penetron possui certificações ambientais importantes. Uma delas é a EPD, da Suécia. Essa certificação é referência para as construções Green Buildings que almejam a certificação LEED. O motivo? A EPD adota um padrão internacional, com divulgação transparente e verificação independente. Isso significa que os componentes agressivos nos produtos Penetron são baixíssimos, incluindo-se aí nossa pegada de carbono.

Outro certificado ambiental que a Penetron possui e merece destaque é o Green Label Singapore, lançado em 1992 pelo Ministério do Meio Ambiente de Singapura. O Green Label é monitorado pelo Conselho Ambiental daquele país, que é uma organização dedicada a promover a ação e conscientização em todo o mundo.

Por fim, a Penetron também possui a certificação GREENGUARD. Isso significa que os produtos atendem aos mais rigorosos padrões de emissões químicas. Além disso, está cientificamente comprovado que os produtos com certificação GREENGUARD reduzem a poluição do ar em ambientes fechados e a exposição a produtos químicos. Como resultado, contribui para criar ambientes internos mais saudáveis.

Certificado Green Guard da Penetron Brasil

Ressaltamos ainda que os produtos Penetron cumprem as mais rigorosas normas de conformidade ambiental. Aliás, eles são testados em laboratório constantemente para atender as normas mais recentes, incluindo a ASTM e a DIN.

A importância do sistema penetron para sustentabilidade na construção civil  

O sistema Penetron tem como objetivo principal a proteção e impermeabilização do concreto por meio da cristalização integral. Ou seja, principalmente os nossos produtos Penetron e Penetron Admix, atuam com a cristalização e autocicatrização do concreto. Esse processo é fundamental quando pensamos em sustentabilidade e construções verdes.

Imagem mostra um prédio com vegetação para demostrar uma construção verde

Antes de avançarmos, é importante explicar melhor o que é autocicatrização. Em contato com a água, o Penetron e o Penetron Admix promovem a formação de cristais nas fissuras do concreto. Além disso, mesmo que novas fissuras surjam no futuro, quando houver contato com a água, os cristais latentes serão ativados e promoverão a regeneração do concreto. É isso que chamamos de autocicatrização.

“A autocicatrização é um processo contínuo, com isso, o desempenho do concreto vai melhorando ao longo do tempo e aumenta a vida útil da estrutura”, explica Cláudio Ourives, CEO da Penetron Brasil. “Isso é muito importante para a sustentabilidade na construção civil. Quando se investe em melhoria de desempenho também se reduz a necessidade de manutenção ao longo dos anos”.

 “O segredo é fazer bem-feito e com alto desempenho já na execução da estrutura. Além de evitar rejeitos, também não precisamos utilizar mais materiais para reconstrução, como areia, brita, água etc. Com isso, temos melhor uso das matérias primas da natureza, diminuímos a pegada hídrica e, consequentemente, preservamos o meio ambiente”, completa Cláudio.

wr-perfil

VEJA TAMBÉM