Setor imobiliário registra melhor desempenho histórico em 2024

Com 383 mil unidades lançadas em 2024, setor registra o melhor desempenho histórico e segue em crescimento no primeiro semestre de 2025

O mercado imobiliário brasileiro registrou o melhor desempenho histórico em 2024. Segundo levantamento da Brain Inteligência Estratégica, 383.483 unidades habitacionais foram lançadas em 221 cidades do país, um crescimento de 18,6% em relação a 2023. O avanço expressivo confirma o bom momento do setor e a confiança dos investidores, mas também impõe desafios à qualidade, segurança e eficiência das obras em todo o território nacional.

 

O Trump Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, produtos impermeabilizantes Penetron no concreto e no subsolos usou-se sistema White Tank.
Trump Hotel, na Barra da Tijuca, com soluções Penetron

 

Em 2025, o mercado imobiliário brasileiro fechou o segundo trimestre com desempenho estável tanto na comercialização quanto no lançamento de unidades, mantendo resultado positivo quando comparado ao primeiro trimestre do ano. Os dados da pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais, iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), elaborados pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, mostram que no segundo trimestre de 2025 foram comercializados 102.896 imóveis, movimentando R$ 68 bilhões.

Na avaliação do primeiro semestre, o estudo mostra aumento tanto no volume de lançamentos (6,8%) quanto de vendas (9,6%) quando comparado com o mesmo período de 2024. Entre janeiro e junho, foram registradas 414.375 unidades lançadas e 423.241 unidades vendidas no país, o que representa um avanço de cerca de 16% em relação ao acumulado de 2024. Vale destacar que o volume quase dobrou em cinco anos: em 2020, o Brasil registrou 242.605 lançamentos e 244.619 vendas.

Diante desse cenário de crescimento e perspectivas de estabilização do mercado em um patamar alto, a qualidade, segurança e salubridade das construções tornam-se ainda mais cruciais. É neste contexto que a impermeabilização e proteção das estruturas ganha destaque.

 

Impermeabilização e proteção das estruturas de concreto como diferenciais de qualidade, economia, segurança e bem-estar

Entregar qualidade no setor imobiliário exige projetos que contemplem a impermeabilização e proteção das estruturas para garantir a durabilidade das construções. Com isso, se tem uma economia em 125 vezes na medida em que reduz drasticamente a necessidade de intervenções de reparo e manutenção ao longo da vida útil da estrutura, além de reduzir em cerca de 90% a pegada de carbono com reconstruções e manutenções.

 

Condomínio Residencial Blue, no Rio Grande do Sul, com soluções Penetron

 

O CEO da Penetron Brasil, Cláudio Ourives, destaca que a impermeabilização e proteção das estruturas de concreto dos projetos imobiliários, além de gerar economia no curto, médio e longo prazo, ajudar a cumprir o cronograma de obra e aumentar a vida útil das estruturas, também contribui para a sustentabilidade e para a construção de estruturas saudáveis e seguras para os moradores.

“Passamos mais de 90% do nosso tempo dentro de edificações, portanto, garantir que elas sejam duráveis e livres de umidade e infiltrações significa mais segurança e menos problemas de saúde causados por agentes biológicos como fungos, tais como mofo e bolor, e até bactérias e ácaros. Precisamos de construções mais saudáveis e duráveis e isso se obtém com impermeabilização e proteção das estruturas a partir de tecnologias de ponta como a cristalização e autocicatrização do concreto. Nossa expertise global no setor imobiliário pode ajudar na superação desse desafio”, finaliza Ourives.

foto-editorial

VEJA TAMBÉM