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Túneis do Contorno de Florianópolis

Florianópolis - SC

O contorno de Florianópolis tem 50 km de extensão, sendo a maior obra de infraestrutura rodoviária em construção no país. Nesse sentido, o percurso possui 4 túneis duplos e outros elementos. O objetivo da obra é melhorar a mobilidade da rodovia BR 101, em Santa Catarina, iniciando em Biguaçu e terminando em Palhoça.

foto mostra a vista externa dos túneis do contorno de Florianópolis em construção

Por serem subterrâneos, os túneis do contorno de Florianópolis tem contato permanente com o solo. Então, o solo transmite a umidade para a estrutura pelo lençol freático ou pela chuva, gerando infiltrações na parte interna do túnel. Como resultado, provoca deterioração precoce das estruturas; insalubridade, desconforto e risco ao usuário. Além disso, há insegurança/risco com os equipamentos elétricos internos (automação, sistemas de iluminação, monitoramento, incêndio, etc.); manutenção frequente, prejuízo ao fluxo de veículos e altos custos financeiros. A solução Penetron para impermeabilização e proteção do concreto foi utilizada para mitigar todos estes riscos e eventuais prejuízos.

Rafaela Eckhardt, consultora técnica nacional da Penetron Brasil
Rafaela Eckhardt, consultora técnica nacional da Penetron Brasil

Desafio: Construção de túneis em concreto projetado com pista seca, ou seja, sem vazamento pelo concreto, por meio da redução de permeabilidade e autocicatrização das fissuras.

Produtos: PENETRON ADMIX

Por que escolheu a Penetron Brasil para o projeto dos túneis do Contorno de Florianópolis?

A construtora realizou ensaios prévios em laboratório e validações in loco com diversos fornecedores já reconhecidos no meio técnico, sendo a Penetron Brasil um deles.

Aprovou-se o PENETRON ADMIX com aplicação em larga escala na obra.

Solução Penetron aplicada nos túneis do Contorno de Florianópolis:

Utilizou o PENETRON ADMIX nos túneis do Contorno de Florianópolis para minimizar os pontos de vazamentos na pista, além de reduzir a permeabilidade e promover a autocicatrização de fissuras. Assim, aplicou-se a solução autocicatrizante nos pontos que apresentavam umidade nos revestimentos primários e secundários de concreto projetado.

Resultados obtidos:

A umidade presente na estrutura foi reduzida e direcionada para os drenos.

 

 

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