Pesquisar
Close this search box.

ETA Baguaçu – GS Inima

Araçatuba - SP

A ETA IV Baguaçu teve uma nova infraestrutura totalmente construída. Construiu-se quatro módulos de tratamento compostos por filtros de tratamento, floculadores, decantadores, sistema de desaguamento de lodo e um laboratório. Mais ainda, o sistema tem capacidade para produzir 2 milhões de litros de água por hora e atender a 100 mil habitantes (o que corresponde a 50% da população). Além disso, teve como foco do projeto a inovação e a sustentabilidade, como exemplo, o sistema de reaproveitamento do lodo.

Vista externa da construção da ETA Baguaçu

Desafio: Construção da maior obra de saneamento do município de Araçatuba (SP) em estruturas de concreto armado em contato permanente com água. Ou seja, precisava-se evitar vazamento. Destaca-se a importância da estanqueidade e a necessidade ser construídas de forma durável. Nesse sentido, precisava-se impedir o contato com água e contaminantes como cloretos para não deteriorar o concreto e o aço.

Produtos: PENETRON ADMIX, PENEBAR SW 55 TIPO A, WATERPLUG, PENECRETE MORTAR e PENETRON, PENEBAR PRIMER.

Por que escolheu a Penetron Brasil para o projeto da ETA Baguaçu – GS Inima?

O cliente já conhecia o alto desempenho dos produtos da Penetron e o suporte técnico de excelência. Na verdade, o cliente já havia sucesso na obra da ETE Mogi Mirim com a aplicação do nosso sistema.

Solução Penetron aplicada

Adicionou-se aditivo autocicatrizante Penetron Admix em todo o concreto das estruturas. O objetivo era  impermeabilizar e selar fissuras por meio da formação cristalina insolúvel nos poros e capilares do concreto. Além disso, a necessidade da tecnologia autocicatrizante incorporada está atrelada à proteção da estrutura para maior durabilidade e segurança.

Em seguida, selou-se as juntas de concretagem com o perfil hidroexpansivo PENEBAR SW 55 TIPO A. Ficou-se a fita hidroexpansiva com PENEBAR PRIMER à estrutura para impedir a movimentação durante a concretagem.

Após a conclusão do teste de estanqueidade e ativação do sistema, selou-se alguns pontos de vazamento, gerados por pequenas falhas de concretagem, com o sistema WPP (Waterplug, Penetron e Penecrete Mortar). Utilizou-se o Waterplug, argamassa de pega rápida, para bloquear imediatamente o fluxo de água e, por ser um tratamento provisório, recebeu na sua sequência o preenchimento das cavidades com as argamassas autocicatrizantes Penetron e Penecrete Mortar.

Resultados obtidos

A ETA Baguaçu foi inaugurada em junho de 2023 e já está em pleno funcionamento atendendo metade da população de Araçatuba (SP) e ilustrando o atendimento do nível de estanqueidade solicitado pelo cliente.

.

Veja mais fotos

Conheça outros Projetos

Para a construção do Ibis Recife Aeroporto Hotel, foram usados os produtos Penetron para impermeabilização de toda a estrutura do hotel.
penetron-gna-03
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Confins, com soluções Penetron