ETE Prazeres

Jaboatão dos Guararapes - PE

A ETE Prazeres está localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco. Melhorou-se a coleta e o tratamento de esgoto em Jaboatão dos Guararapes de 7% para 17% na primeira etapa do novo sistema. Vale destacar que este projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP) do saneamento entre a COMPESA (empresa pública pernambucana) e a BRK Ambiental (grupo Brookfield), com investimentos de cerca de U$ 16 milhões para beneficiar 55.000 pessoas. Nesta primeira fase, construiu-se 61 mil metros de tubulações de esgoto, 5 estações elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto, ETE Prazeres, com capacidade total de tratamento em torno de 112 litros/s, construídas em concreto moldado in loco.

Imagem mostra vista externas de dois tanques da ETE Prazeres

Desafio: promover a estanqueidade das estruturas  com o sistema White Tank da Penetron.

Produtos: PENETRON ADMIX, PENEBAR SW 55 tipo A, PENEBAR PRIMER, PENETRON e PENECRETE MORTAR.

Por que escolheu a Penetron Brasil como solução para ETE Prazeres?

A Penetron Brasil fornece um sistema completo de estanqueidade de estruturas de concreto chamado de sistema White Tank. Ou seja, utiliza-se a estrutura como elemento de estanqueidade, oferecendo proteção integral que aumenta a vida útil da estrutura.

Em outras palavras, o White Tank contém diversos produtos minerais compatíveis que podem ser necessários durante a execução de uma obra estanque. Entre eles: aditivo autocicatrizante para concreto, argamassa para aplicação tópica autocicatrizante, perfis hidroexpansivos de expansão controlada, primer para fixação do perfil, argamassa de reparo autocicatrizante, grout autocicatrizante e argamassa de recomposição autocicatrizante. Mais ainda, estes produtos são utilizados para tratamento de tubulações, pontos de travamento da fôrma, juntas de concretagem, falhas de concretagem e fissuras de maior abertura.

Imagem em 3D do sistema Black Tank

Além disso, a Penetron Brasil conta com uma equipe técnica para apoio em obra. Nesse sentido, a equipe auxilia nas orientações desde o projeto até a execução em campo. Este é um diferencial importante para o cliente. Afinal, é comum haver alterações do projeto para o campo e até mesmo desvios de obra inesperados. Tais ajustes devem ser resolvidos pensando-se na impermeabilidade do sistema.

Solução Penetron aplicada na ETE Prazeres

As tubulações em contato com o concreto são um ponto de contato entre materiais diferentes (PVC e concreto ou metal e concreto). Isso gera um ponto crítico para vazamentos. Sendo assim, tratou-se com o perfil hidroexpansivo de expansão controlada para inserte, PENEBAR SW 55 tipo B, fixado com o primer Penebar Primer próximo à concretagem.

Impermeabilizou-se e protegeu-se todo o concreto das estruturas com o aditivo autocicatrizante PENETRON ADMIX para reduzir a permeabilidade do concreto e autocicatrizar fissuras passivas de até 0,5 mm (fissuras novas e futuras que podem aparecer durante o uso da estrutura).

As juntas de concretagem, ou seja, união de concretos com idades diferentes (+ de 24h entre uma concretagem e outra sem retardador de pega), por não serem uma união monolítica, podem gerar uma região com grandes vazios. Como resultado, pode permitir a passagem de água. Por isso, executou-se o corte verde do concreto e aplicou-se o perfil hidroexpansivo de expansão controlada para concreto, PENEBAR SW 55 tipo A, fixado com o PENEBAR PRIMER, próximo à concretagem seguinte.

A vantagem do perfil hidroexpansivo com expansão controlada é que ele pode ficar exposto à umidade. Ou seja, exposto à intempéries por mais tempo antes de iniciar a expansão. Isso permite o fechamento das fôrmas em um prazo maior.  Nesse sentido, o procedimento é importante para estruturas de grande porte. Afinal, elas necessitam de alguns dias para o fechamento da fôrma interna.

Por fim, executou-se o tratamento dos pontos de tirante da fôrma e das fissuras passivas > 0,5 mm com pintura autocicatrizante Penetron. Em seguida, realizou-se o preenchimento do ponto e da canaleta com argamassa de reparo estrutural autocicatrizante PENECRETE MORTAR.

Resultados obtidos

As estruturas de concreto foram colocadas em teste de carga/estanqueidade/ativação com enchimento de água até o nível máximo. O objetivo do procedimento foi monitorar vazamentos. Ao final do período, obteve-se estruturas estanques e atingiu-se as premissas projetadas.

Veja mais fotos

Conheça outros Projetos

O AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro, teve 3.200 kg de produtos impermeabilizantes Penetron para tratar do concreto de seus tanques.
Vista externa de uma das áreas do Ícaro Jardins do Graciosa
Vista aérea do projeto Cidade Matarazzo