Pesquisar
Close this search box.

ETE Prazeres

Jaboatão dos Guararapes - PE

A ETE Prazeres está localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Pernambuco. Melhorou-se a coleta e o tratamento de esgoto em Jaboatão dos Guararapes de 7% para 17% na primeira etapa do novo sistema. Vale destacar que este projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP) do saneamento entre a COMPESA (empresa pública pernambucana) e a BRK Ambiental (grupo Brookfield), com investimentos de cerca de U$ 16 milhões para beneficiar 55.000 pessoas. Nesta primeira fase, construiu-se 61 mil metros de tubulações de esgoto, 5 estações elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto, ETE Prazeres, com capacidade total de tratamento em torno de 112 litros/s, construídas em concreto moldado in loco.

Imagem mostra vista externas de dois tanques da ETE Prazeres

Desafio: promover a estanqueidade das estruturas  com o sistema White Tank da Penetron.

Produtos: PENETRON ADMIX, PENEBAR SW 55 tipo A, PENEBAR PRIMER, PENETRON e PENECRETE MORTAR.

Por que escolheu a Penetron Brasil como solução para ETE Prazeres?

A Penetron Brasil fornece um sistema completo de estanqueidade de estruturas de concreto chamado de sistema White Tank. Ou seja, utiliza-se a estrutura como elemento de estanqueidade, oferecendo proteção integral que aumenta a vida útil da estrutura.

Em outras palavras, o White Tank contém diversos produtos minerais compatíveis que podem ser necessários durante a execução de uma obra estanque. Entre eles: aditivo autocicatrizante para concreto, argamassa para aplicação tópica autocicatrizante, perfis hidroexpansivos de expansão controlada, primer para fixação do perfil, argamassa de reparo autocicatrizante, grout autocicatrizante e argamassa de recomposição autocicatrizante. Mais ainda, estes produtos são utilizados para tratamento de tubulações, pontos de travamento da fôrma, juntas de concretagem, falhas de concretagem e fissuras de maior abertura.

Imagem em 3D do sistema Black Tank

Além disso, a Penetron Brasil conta com uma equipe técnica para apoio em obra. Nesse sentido, a equipe auxilia nas orientações desde o projeto até a execução em campo. Este é um diferencial importante para o cliente. Afinal, é comum haver alterações do projeto para o campo e até mesmo desvios de obra inesperados. Tais ajustes devem ser resolvidos pensando-se na impermeabilidade do sistema.

Solução Penetron aplicada na ETE Prazeres

As tubulações em contato com o concreto são um ponto de contato entre materiais diferentes (PVC e concreto ou metal e concreto). Isso gera um ponto crítico para vazamentos. Sendo assim, tratou-se com o perfil hidroexpansivo de expansão controlada para inserte, PENEBAR SW 55 tipo B, fixado com o primer Penebar Primer próximo à concretagem.

Impermeabilizou-se e protegeu-se todo o concreto das estruturas com o aditivo autocicatrizante PENETRON ADMIX para reduzir a permeabilidade do concreto e autocicatrizar fissuras passivas de até 0,5 mm (fissuras novas e futuras que podem aparecer durante o uso da estrutura).

As juntas de concretagem, ou seja, união de concretos com idades diferentes (+ de 24h entre uma concretagem e outra sem retardador de pega), por não serem uma união monolítica, podem gerar uma região com grandes vazios. Como resultado, pode permitir a passagem de água. Por isso, executou-se o corte verde do concreto e aplicou-se o perfil hidroexpansivo de expansão controlada para concreto, PENEBAR SW 55 tipo A, fixado com o PENEBAR PRIMER, próximo à concretagem seguinte.

A vantagem do perfil hidroexpansivo com expansão controlada é que ele pode ficar exposto à umidade. Ou seja, exposto à intempéries por mais tempo antes de iniciar a expansão. Isso permite o fechamento das fôrmas em um prazo maior.  Nesse sentido, o procedimento é importante para estruturas de grande porte. Afinal, elas necessitam de alguns dias para o fechamento da fôrma interna.

Por fim, executou-se o tratamento dos pontos de tirante da fôrma e das fissuras passivas > 0,5 mm com pintura autocicatrizante Penetron. Em seguida, realizou-se o preenchimento do ponto e da canaleta com argamassa de reparo estrutural autocicatrizante PENECRETE MORTAR.

Resultados obtidos

As estruturas de concreto foram colocadas em teste de carga/estanqueidade/ativação com enchimento de água até o nível máximo. O objetivo do procedimento foi monitorar vazamentos. Ao final do período, obteve-se estruturas estanques e atingiu-se as premissas projetadas.

Veja mais fotos

Conheça outros Projetos

penetron-reservatorio-agua-potavel-01
O SENAC São Miguel Paulista, em São Paulo, contou com a impermeabilização da fundação e paredes de concreto.
Vista externa da construção da ETA Baguaçu