MASP: novo prédio tem soluções Penetron

São Paulo - SP

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) desenvolve, desde 2019, o projeto MASP em Expansão. Trata-se de um novo edifício, nomeado Pietro Maria Bardi. Com o novo prédio, amplia-se os espaços expositivos e multiuso do museu. Nesse sentido, a estrutura receberá mostras de arte, programas educativos, além de serviços de restauro. Assim, o objetivo é oferecer ao público mais acesso à cultura e artes.

 

Imagem mostra a vista interna em concreto aparente do novo prédio do MASP, em SP.

 

Atualmente, o MASP possui um acervo abrangente e relevante no cenário cultural e artístico mundial, contando com mais de 11 mil peças. No entanto, apenas cerca de 1% desta coleção é exposta. Por isso, a ideia é que a extensão do espaço permita que um maior número de obras esteja acessível ao público, visto que a capacidade expositiva do museu aumentará em 66%.

Mais ainda, o prédio construído será mais adequado para o intercâmbio de obras, tendo duas docas – espaços inexistentes no museu atual. O projeto objetiva que o 2º andar e o 2º subsolo do edifício Lina sejam dedicados às exposições de longa duração com obras da coleção do museu. Além disso, as novas galerias serão utilizadas para exposições temporárias, aumentando a programação anual.

Desafio: impermeabilizar e proteger a estrutura de concreto para diminuir ou eliminar a necessidade de manutenções.

Produtos: PENETRON ADMIX, PENESEAL PRO FAÇADE e PENESEAL HYDROGUARD

 

Características do Projeto

Vale destacar que o MASP anunciou a conclusão do edifício Pietro Maria Bardi em 26 de novembro de 2024, composto por 14 andares e 7.821 m². Dessa forma, somando-se à recente concessão do belvedere, conhecido como Vão Livre do MASP, o projeto representa um expressivo crescimento da instituição. Ou seja, a área da instituição passa de 10.485 m² para 21.863 m² a partir de março de 2025.

 

Vista interna do novo prédio do MASP, em concreto aparente, em São Paulo (SP).

 

Destaque-se ainda o fato de que se construiu um painel com 73 metros de altura em concreto aparente. Nessa parte do projeto, adicionou-se PENETRON ADMIX na mistura do concreto e, em seguida, aplicou-se o PENESEAL PRO FAÇADE e PENESEAL HYDROGUARD.

 

Por que escolheu a Penetron Brasil?

Escolheu-se a Penetron Brasil por oferecer soluções sustentáveis para reduzir a pegada de carbono, contribuindo para a obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Além disso, as soluções Penetron atendiam perfeitamente os resultados desejados para o projeto. Do mesmo modo, o suporte, expertise técnica e acompanhamento das aplicações das soluções Penetron também foram elementos determinantes para o cliente.

 

Solução Penetron aplicada no novo prédio do MASP

Executou-se todas as estruturas novas do subsolo com a adição do PENETRON ADMIX diretamente no concreto. O objetivo foi proteger, impermeabilizar e garantir maior durabilidade para a estrutura, bem como diminuir ou até eliminar a necessidade de manutenções das estruturas.

Para a estrutura de concreto aparente, aplicou-se o PENESEAL PRO FAÇADE para proteger e garantir maior durabilidade para a estrutura. Em seguida, utilizou-se a proteção superficial com o hidrofugante PENESEAL HYDROGUARD, que reage quimicamente com o concreto e o CO2, impossibilitando a penetração de água na estrutura.

  • 3.000m² tratados com PENESEAL PRO FAÇADE + PENESEAL HYDROGUARD;
  • 12.000m² tratados com PENESEAL HYDROGUARD;
  • 3.000m³ de concreto novo com PENETRON ADMIX.

 

Resultados obtidos no projeto do MASP

Por se tratar de uma estrutura que abriga grandes exposições de arte e terá um grande fluxo de pessoas, a maior necessidade do MASP era utilizar soluções que reduzissem ao máximo, ou até mesmo eliminasse a necessidade de manutenções e/ou reaplicações de soluções. Dessa forma, a Penetron Brasil apresentou a solução do PENETRON ADMIX para o concreto novo do subsolo, com durabilidade acima de 50 anos, atingindo os resultados desejados.

Para a proteção do concreto aparente com o PENESEAL PRO FAÇADE ofereceu a o resultado desejado por não alterar visualmente o aspecto do concreto e garantir proteção acima de 50 anos. Já o PENESEAL HYDROGUARD atendeu o resultado esperado por proporcionar proteção superficial da estrutura aparente e durabilidade acima de cinco anos, superando as soluções nacionais que garantem apenas dois anos de durabilidade.

 

PARTICIPANTES DA OBRA

Cliente: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Construtora: Racional Engenharia

Projeto estrutural: CIA de Projetos

Projeto de impermeabilização: Proassp

Consultores da obra: Gabriel Regino / Roberto Dakuzaku

Profissionais Penetron: Cláudio Ourives, Emílio Takagi e Ulisses Grizotti

 

 

 

Conheça outros Projetos

Para a Linha 4 do Metrô de São Paulo, foi usado o Penetron Admix para garantir uma estrutura completamente impermeável.
Estação elevatória de esgoto Nova Piqueri, com soluções Penetron.
A fundação da Fábrica de vidro float BGC, em Goiania, teve o tratamento com Penetron impermeabilizante para maior durabilidade do concreto.