Descrição do Moinho Dias Branco
O Moinho Dias Branco tem sete décadas de existência. A empresa está presente em todo o País com diversas marcas de referência no segmento alimentício. Nesse sentido, o Moinho Dias Branco é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo.
A empresa atua nos segmentos de biscoitos de trigo e arroz, massas de trigo e milho, farinhas e farelos de trigo, misturas para bolos, snacks de milho e trigo, torradas, biscoitos cobertos de chocolate, pasta de amendoim, temperos, chocolates, granolas, cookies, panificação sem glúten e beneficiamento de grãos.
Este case se refere especificamente à unidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A unidade foi fundada em 1954 e produz biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo. Alguns anos atrás, o Moinho Dias Branco promoveu uma grande ampliação do parque fabril, com a construção dos maiores silos de armazenamento de grãos da América Latina.
Desafios apresentados pelo cliente
Com execução da Imperbras, empresa especializada na prestação de serviços técnicos de aplicação dos sistemas de impermeabilização, este case representa um caso crítico de infiltração de água na moega. Dessa forma, no vídeo abaixo é possível visualizar a quantidade de pontos de vazão de água do subsolo, bem como a pressão.
Nesse caso, vale ressaltar que toda essa pressão hidrostática ocorre porque a moega está num nível -16. Em outras palavras, a moega está praticamente alguns andares abaixo do nível médio do terreno. Naturalmente, resultando em grande pressão negativa.
Produtos utilizados
Para resolver o problema de infiltração, utilizou-se o sistema WPP da Penetron. Primeiramente, o grande fluxo de água foi estancado com a utilização da argamassa WATERPLUG. Em seguida, aplicou-se o PENECRETE MORTAR para fechar completamente a fissura. Por fim, finalizou-se a impermeabilização com o aditivo autocicatrizante PENETRON em forma de pintura.