A PCH Chimarrão é uma Central Hidrelétrica estabelecida no Rio Turvo, no município de Muitos Capões, no Rio Grande do Sul. Com potência instalada de 11,8 MW, entre as características do projeto, pode-se citar as estruturas de casa de força e túnel enterradas, com solicitação de pressão de água constante.
O período de construção da obra foi de outubro de 2021 até janeiro de 2023. No entanto, a concretagem com o sistema Penetron para impermeabilização e proteção da estrutura ocorreu durante a concretagem em agosto de 2022.
A Penetron já havia trabalhado com a construtora Vaccaro, proprietária de diversas obras de energia. Por isso, a Penetron Brasil teve a oportunidade de apresentar soluções para aumentar a durabilidade das estruturas de concreto da PCH Chimarrão. Vale destacar que obras de PCHs, CGHs e similares, necessitam de mais durabilidade.
Além disso, havia a necessidade de estanqueidade nas estruturas da casa de força. Afinal, é preciso manter os equipamentos elétricos sem umidade. Outro desafio foi a estanqueidade do túnel. Ambas as estruturas eram enterradas e recebiam carga de água constante pelo solo. Confira neste case os detalhes do projeto e as soluções apresentadas.
Desafio: Em projeto não constavam soluções para proteção das estruturas de concreto da casa de força, então foi necessário validar com o proprietário o desempenho do sistema indicado pela Penetron. A proposta era evitar o contato da umidade com os equipamentos elétricos da casa de força, bem como reduzir a manutenção destas estruturas que necessitam de uma vida útil prolongada.
Produtos: PENETRON ADMIX, PENEBAR SW-55 Tipo A e PENEBAR SW PRIMER.
Por que escolheu a Penetron Brasil?
Seguindo a solicitação do cliente Estelar Engenheiros Associados, seguiu-se algumas etapas. Assim, o primeiro passo foi validar a solução de proteção e impermeabilização das estruturas. A equipe da Penetron Brasil, com apoio da construtora Vaccaro, realizou alguns ensaios antes da aplicação em larga escala na obra. Entre eles: desempenho de autocicatrização do concreto tratado com PENETRON ADMIX (produto com baixa pegada de carbono) e PENETRON, além da vedação das juntas com a fita hidroexpansiva PENEBAR SW-55 tipo A.
Moldou-se 9 corpos de prova: 3 referências, 3 com adição do aditivo autocicatrizante Penetron Admix e 3 com pintura autocicatrizante Penetron. Mais ainda, houve 1 corpo de prova executado em duas concretagens, simulando uma junta de concretagem, com aplicação do perfil hidroexpansivo entre elas.
Os 9 corpos de prova foram fissurados com abertura máxima de 0,5 mm. Em seguida, a equipe da Penetron Brasil os manteve com carga d’água por mais de 28 dias (período de ativação). Simultaneamente, a amostra com junta de concretagem não foi fissurada, somente mantida em carga d’água.
Por fim, o cliente realizou a análise e verificou os resultados satisfatórios. Ou seja, houve redução do fluxo de água pelas amostras com os tratamentos autocicatrizantes. Dessa forma, validou-se a solução Penetron para aplicação na obra.
Solução Penetron aplicada na PCH Chimarrão
Todo o concreto da casa de força e do túnel foi aditivado na concreteira montada na obra. Utilizou-se PENETRON ADMIX na dosagem de 0,8% sobre o peso do cimento para a casa de força e 1% para o concreto projetado do túnel. Ainda mais, tratou-se a junta de concretagem da casa de força com PENEBAR SW-55 Tipo A, fixada com o PENEBAR SW PRIMER.
Resultados obtidos
As estruturas tratadas não apresentaram vazamento após entrarem em contato com o solo saturado e o cliente ficou satisfeito com o resultado.
PARTICIPANTES DA OBRA
Cliente: Estelar Engenheiros Associados
Construtora: Vaccaro
Projeto estrutural: Estelar Engenheiros Associados
Profissionais Penetron: Pedro Taffarel, Rafaela Eckhardt e Felipe Pacheco